quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Outubro Rosa - Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama


História: O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. O movimento começou nos Estados Unidos, porém vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org)

No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. 

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Objetivo: Compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. É uma grande chamada mundial para as mulheres irem até uma unidade de saúde realizar o exame de mama e participar em muitos locais de palestras e adquirir informações sobre o autoexame de mamas e sobre a mamografia.

Símbolo: O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula não só a  participação da população, como de empresas e entidades. 


Importância: As informações sobre Câncer de mama estão sempre apostas nas unidades de saúde, sempre há panfletos e informações, porém, no mês de outubro a iniciativa de chamar a atenção das mulheres é mundial, é tão grande que favorece a adesão desta mulher a importante conscientização de cuidar de mamas, de se tocar e conhecer suas mamas realizando o autoexame para detecção precoce ou de ir a uma unidade de saúde realizar o exame da mamografia. Vestir o rosa e ou usar o laço rosa neste mês é uma batalha a adesão dessas mulheres e mostrar a importância deste mês, é abraçar uma luta de que é importante se cuidar e se preocupar consigo mesma e que esta mulher tem o direito e tem apoio para se prevenir e para se tratar contra o câncer das mamas, ou seja, não está sozinha!


Onde posso encontrar informações: uitos sites na internet discursam sobre Outubro rosa e sobre câncer de mama. Estes são alguns sites confiáveis que oferecem informações, é só clicar no link e uma nova página irá abrir em outra aba sem fechar o blog: http://outubrorosa.org.br/http://www.mulherconsciente.com.br/http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/

Onde faço exame e recebo ajuda: Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. Não quer ir uma unidade básica de saúde? Então procure uma clínica ou busque o hospital de referência da mulher http://www.hospitalperola.com.br/. Ressaltando que qualquer Unidade Básica de Saúde - SUS conhecida como Posto de Saúde mais próximo de sua residência irá te auxiliar. Principalmente te acompanhar anualmente com a mamografia. 

Ps. Danielle, você não vai falar sobre Câncer de mama? Sim, em um outro post. Leia ele também!

Com estas informações espero servir de incentivo para que você mulher procure se informar ainda mais e que também procure aderir a está campanha realizando a mamografia e o autoexame de mamas, se oriente, se cuide e se ame. E para você homem, amigo, irmão, filho, mostre para uma mulher, converse, incentive também.