Decidi que deveria escrever este blog, deveria passar mais tempo dissertando o que eu escolhi para minha vida. Escrever, ler, divulgar e relatar sobre a ENFERMAGEM, sobre os assuntos da profissão ao qual escolhi. Espero que este blog sirva para estudantes tão aflitos quanto eu sou, tão sedentos de leitura e informação quanto eu e que sirva tanto para mim como para outras pessoas que queiram ler sobre a arte do cuidado.
Eu faço parte daquela porcentagem de pessoas que sonhavam em ser médica. Quando criança brincava com um jaleco e um kit de médica, que eu testava em todos da família com toda certeza, mas diferente de alguns ou igual a alguns outros, depois desse sonho de infância eu tive outros. Ser bailarina, ser bióloga marinha, cantora em uma banda de sucesso, escritora, entre outros sonhos e algumas pessoas levam o sonho de infância adiante, já o meu mudou. Eu comecei a admirar as mulheres de branco, tão charmosas e simpáticas que sempre me davam atenção após uma consulta médica, que ficavam ali me dizendo para não ter medo da picada da injeção, que atenciosamente nos explica terminologias médicas ou aquela receita. Que passa a maior parte do tempo entrando e saindo do quarto, verificando mil e uma coisas, atentas a cada mudança na estadia de um doente em seu leito...
Foi daí que veio aquela vontade, aquela certeza do que eu gostaria de ser quando crescer e eu sempre conto para as pessoas que eu fiz testes vocacionais, fui a feiras estudantis, li sobre todas as profissões, liguei na faculdade que eu escolhi e pedi para assistir algumas aulas no curso de enfermagem e eu conto isso para que as pessoas façam como eu fiz, entrem na faculdade com a certeza que é o curso que elas querem fazer, é importante se informar. Bem, para a minha felicidade eu me apaixonava pelos conteúdos a cada dia e pelas experiências que ia adquirindo na faculdade, todos os dias. Não foi só flores e sorrisos, óbvio, mas eu entendo que precisava passar por cada etapa que eu passei, para evoluir como ser humano, como futura profissional e então, profissional.
Para os futuros acadêmicos aqui vai o meu recado... Estudem muito e amem estudar e tenham total dedicação.
"A Enfermagem é uma arte e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes."
Florence Nightingale
Nenhum comentário:
Postar um comentário